A ABADA CAPOEIRA com sua filosofia e fundamentos ,e principalmente os ensinamentos do mestre Camisa, é um estilo de vida, uma maneira de ver o mundo, de pensar, as experiências vivenciadas durante sua interação dentro da roda de capoeira, acabam sendo levadas pra outra grande roda, que é a roda da vida. A mandinga que a pessoa passa a ter, inevitavelmente ela passa a ser, um capoeirista na sua maneira de viver.
Todos da Família ABADÁ, devem procurar se organizar para prestigiar os eventos dos companheiros; independente de graduação, pois além de contribuir com o trabalho dos colegas,há também inúmeras vantagens que com certeza irá somar no seu crescimento dentro da capoeira e pessoal,vou citar algumas:
você irá trocar experiências dentro da capoeira (com certeza aprenderá algo novo,e viverá novas situações de jogo)
conhecerá pessoas ( com certeza fará amigos)
conhecerá lugares e costumes (acrescentará fotos no seu álbum e na sua história de vida).
Então vamos prestigiar a galera.
24 de setembro evento do graduado Pedro, em CAPITÃO POÇO
01 e 02 de outubro. evento do graduado Escorpião em CASTANHAL.
15, e 16 de outubro evento do graduado sibita em PARAUAPEBAS
22 de outubro evento do professor madeira na ESCOLA MARCELO VITOR (BELÉM)
28 e 29 de outubro evento do graduado gavião em SANTA LUZIA DO PARÁ.
aqui vai alguns momento do evento do graduado cascalho em concórdia do Pará
no sábado á tarde na associação entrega das camisas
roda de apresentação e ensaio para o batizado
a galera ansiosa para o inicio do evento.
o evento inicia com solo dos graduados
foto depois da entrega de cordas
apresentação de dança regional,com as alunas do Projeto Social
Também com alunos do Projeto apresentação de Dança de rua
aulão no domingo no balneário do km 10
por está princesa sei que você vai gingar muito!!!!
Parabéns graduado Cascalho ,pela organização do evento e pela disciplina dos seus alunos,Parabéns aos Pais que apoiam os filhos na prática da capoeira,com certeza estão contribuindo para formação de cidadãos no futuro. obrigado pelo carinho com que fui tratada tanto pelos seus alunos como por sua família. tenho certeza que seu trabalho vai crescer mais e mais e estou desde já aguardando o convite para o ano que vem?????
Quem quiser comprar o DVD do evento entra em contato com graduado CASCALHO.
A prática da Capoeira hoje é muito grande, ela é bastante difundida entre os Grupos de Capoeira, através de seus eventos de Batizado (entrega e troca de graduações), e Campeonatos realizados, também pela mídia, que mostra a importância desta prática para o bem estar físico e mental do aluno, fazendo parte da cultura brasileira, formando o indivíduo em todos os aspectos sócio educativos, levando á pratica de um esporte, que pode ser uma simples atividade física, ou uma filosofia de vida, ou como trabalho.
entre alguns facilitadores temos o Graduado BOBO,integrante da Familia ABADA Capoeira,que ministra aulas de capoeira nos seguintes locais:
Para quem Mora no Bairro do Tapanã Na ESCOLA JOSÉ MARCIO AYRES fazendo parte do Projeto Mais Educação nos seguintes horários: segunda e quarta - 8:00 ás 10:00 hrs segunda,quarta e sexta - 14:00 ás 18:00 hrs Terça e Quinta - 19:00 ás 21:00 hrs
Escola ALVES CUNHA também integrada ao projeto mais educação ás terças e quintas - 15:00 ás 16:30 hrs.
A prática da Capoeira como esporte , através do jogo de Capoeira nas rodas, os alunos se divertem, e todos têm sentimento de vitória, há mistura de grupos gerando uma aceitação mútua, todos participam sem nenhuma exclusão, aprendem a compartilhar, ficam autoconfiantes, responsáveis a tomar atitudes, onde a cada jogo ele se depara com uma situação diferente da outra, podendo criar, planejar através de seu conhecimento e criatividade, acabam por se ajudarem, avaliam que seu resultado também depende da atuação de seus colegas, participam mais, são mais produtivos e qualificados.
o que você está esperando???????? venha praticar capoeira.!!!!!
Entre em contato com o graduado BOBO pelos fones 91-8298-6887 e 91-8704-8499 ou através do email boboabada@hotmail.com, ou através deste blog deixando seu comentário.
Vai acontecer em Concórdia do Pará, nos dias 04 e 05 de junho de 2011 o evento do Graduado Cascalho.
conhecendo um pouco da cidade que fica distante cerca de 150 km da capital paraense, este município é privilegiado por estar numa região de fácil acesso, e economia ligada à capital. Sua principal atividade econômica é a pimenta do reino e a agricultura de subsistência, tendo como principal produto, a farinha de mandioca,e este igarapé ,tudo de bom!!!!!!!!
Aprendendo com o graduado Cascalho
Ele desenvolve um trabalho basicamente com crianças, e já conseguiu com seu trabalho , esforço, dedicação, e principalmente organização:.... Montar a associação de capoeira como pessoa jurídica.......Construir a sede própria, que logo estará pronta, e seu evento vai seraliadoa responsabilidade social ,cujo o tema seráaDengue.
Pode contar com este pequeno espaço para divulgação do seu trabalho,é só mandar o material.
É dança? É jogo? É luta? É tudo isso ao mesmo tempo? Qual a sua visão da capoeira????, e é isso que a torna tão complexa, tão rica, tão surpreendente.Se for usada como luta é"das mais violentas e traiçoeiras", dissimulada, disfarçada em dança,com o jogo de habilidade física, astúcia, beleza... e muita malícia!
"A ginga e a malandragem que você leva para o resto da sua vida"
A Capoeira é um complexo cultural riquíssimo; quando nós, brasileiros, tivermos realmente deixado de ser, os “suicidas culturais” que por vezes ainda somos, e tivermos então aprendido a dar o devido valor às mais genuínas criações de nossa própria cultura, certamente a capoeira será considerada como um diamante dos mais cotados entre os produtos culturais do povo brasileiro.
Dedifundida a globalizada ......hoje a capoeira está nas ruas, nas academias, nas favelas, na TV, nos livros, nos shows, nas crianças, nas mulheres, na França, no Japão, em Israel... E para onde mais a ABADA puder levar a capoeira
A capoeira está, sem dúvida, em franca expansão!! fazendo uma analogia : a capoeira depois de uma infância difícil está na adolescência, no auge da sua vontade de descobrir, e ainda não sabemos o adulto que ela vai se tornar .
O maior desafio da ABADA Capoeira é, quea capoeira ao amadurecernão perca a sua essência.
O que sabemos é que nos quatro cantos de mundo vemos aquela rodinha-ritual que atrai inexplicavelmente, e, de certo modo atrai o olhar, e a vontade de chegar perto, sentir a energia.
Ao participar do um evento em Goiânia, ouvi um alemão, e uma belga cantar, num português perfeito: “eu aprendi capoeira, lá na rampa do cais da Bahia” sem nunca ter saído do seu país, e muito menos ter ido á Bahia.
mestre camisa diz que a capoeira é o maior difusor da língua portuguesa no mundo.
Através dela, milhões de pessoas passaram a conhecer a cultura brasileira, sua história, sua língua, sua maneira de ser. Por causa dela, mais milhões de pessoas vem ao Brasil, querendo ir além do berimbau, mas, vivenciar corporalmente tudo aquilo que foram aprendendo. Por causa dela, teses de mestrado estão sendo escritas varias universidades no Brasil e em outros países como a Alemanha.
Que outro esporte te induz a praticá-lo na sua língua nativa, sem traduções e ponto. Que outro esporte é luta, é arte,é cultura,é música ao mesmo tempo? Que outro esporte movimenta tanto? Sem ser incentivado pela Mídia em geral e sem ser patrocinado por grandes empresas e nem pequenas? A capoeira não é olímpica, e não tem Ronaldinhos gaúchos e nem Fenômenos, nem Imperadores, com salários infinitos. Mas temgrandes atletas ,tão bons quanto os citados acima,só que sem apoio,ou patrocínio e sem os dígitos infinitos no salário. A Capoeira é como uma família gigantesca e invisível, que fala a mesma linguagem, que se entende entre si, com linguagem própria, mas que é aberta a todos.
Capoeira é capoeira, basta dizer.
Para entender mais, vá até o local mais próximo, na sua rua, no seu bairro e experimente!! e quando sentir a energia de uma roda de capoeira, vai entender!!!!!
Um número expressivo de pessoas, grupos informais, instituições culturais, museus e organizações do terceiro setor promovem práticas culturais, artísticas e educativas para garantir o desenvolvimento humano e a inclusão sociocultural dos mais diversos públicos (crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes, entre outros). A terceira edição do programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 pretendem apoiar a formação de profissionais que estejam desenvolvendo, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. São trabalhos em que as idéias, as teorias e os desejos são postos em prática para propiciar o crescimento dos participantes como cidadãos e membros de uma comunidade e do mundo. Serão selecionados até 15 profissionais como forma de reconhecimento, valorização e estímulo aos seus trabalhos. O grupo selecionado pelo programa participa de viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração. Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações já existentes e a criação de novas práticas de convergência entre cultura, arte e educação.
2. Inscrições A inscrição para o programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 é gratuita e individual, destinada somente a pessoas físicas.
2.1 Quem pode se inscrever? A inscrição é destinada a profissionais que se identificam com as denominações: educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres, mediadores e agentes culturais. Esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidata e não escolar ou acadêmica. Devem estar atuando no Brasil e desenvolver ações fundamentadas em propostas culturais e artísticas junto a grupos informais, associações, cooperativas, instituições culturais ou organizações sociais. Não há necessidade de comprovar qualquer tipo de vínculo empregatício, apenas atestar que a experiência aconteceu junto a algum grupo social, comunidade ou instituição.
2.2 Quando? O período de inscrições será de 23 de fevereiro a 30 de junho de 2011
. 2.3 Como se inscrever? Os candidatos deverão apresentar:
a)Resposta integral às questões do formulário de inscrição com o relato da experiência desenvolvida, feito pelo próprio profissional em texto, áudio ou vídeo. As perguntas a ser respondidas estão disponíveis em www.itaucultural.org.br/rumos.
b) Carta da instituição indicada no relato de experiência que ateste que ela ocorreu naquele contexto, e que o relacionamento do inscrito com o estabelecimento permanece no momento da inscrição. Em caso de grupos informais, três membros da comunidade devidamente identificados (com número dos seus documentos pessoais) devem relatar, por meio de carta, a existência da ação desenvolvida e a participação, ainda presente, do profissional inscrito. Os modelos de carta para instituições e grupos informais estão disponíveis em www.itaucultural.org.br/rumos .
Estão abertas as inscrições de propostas culturais para a Lei 8.313/91 (Lei Rouanet). Podem apresentar projetos pessoas físicas com atuação na área cultural (artistas, produtores culturais, técnicos da área cultural etc.); pessoas jurídicas públicas de natureza cultural da administração indireta (autarquias, fundações culturais etc.); e pessoas jurídicas privadas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos (empresas, cooperativas, fundações, ONG’s, Organizações Culturais etc). Pessoas físicas podem ter até quatro projetos em tramitação no MinC, sendo que o somatório desses projetos não pode ultrapassar mil salários mínimos, exceto nos casos de restauração/recuperação de bens de valor cultural reconhecido pela área técnica competente do Ministério ou por quem este delegar. Pessoas jurídicas podem ter até 20 projetos em tramitação no MinC, de acordo com sua capacidade de execução e respeitando os limites de projetos por área cultural, a saber: Artes Visuais – 15 projetos;
Artes Cênicas – 12 projetos;
Artes Integradas – 15 projetos;
Audiovisual – 8 projetos limitados a 2 por segmento da área;
Humanidades – 20 projetos;
Música – 20 projetos; e
Patrimônio – 10 projetos. O cadastro de propostas acontece durante todo o ano, até 30 de novembro. É necessário acessar o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SalicWeb), cadastrar o usuário, preencher os formulários e anexar a documentação obrigatória para análise dos pareceristas do Ministério da Cultura. Mais informações no site www.cultura.gov.br.
Estão abertas as inscrições para projetos culturais que irão compor a grade de programação 2012/2013 dos CCBB – Centros Culturais Banco do Brasil nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, dentro das seguintes áreas:
• Música (popular, erudita e instrumental)
• Exposições (pintura, escultura, fotografia, gravura, instalação, multimídia e outros)
• Artes Cênicas (teatro, dança, performance, circo, ópera)
• Cinema e Vídeo (mostras e festivais – exceto Belo Horizonte)
• Programa Educativo (oficinas, cursos e visitas orientadas)
• Ideias (palestras, seminários e conferências)
As inscrições são gratuitas, vão até o dia 31 de maio de 2011 e estão abertas a pessoas físicas e jurídicas, de qualquer nacionalidade ou região do Brasil. Então se você tem um projeto ou uma ideia legal, corre lá:
• www.bb.com.br/cultura
CADASTRO BRASIL Para melhor atender os capoeiristas da ABADÁ-CAPOEIRA, estamos colocando no ar o cadastro virtual, para facilitar no futuro a organização das inscrições, dos eventos e das informações da ABADÁ-CAPOEIRA. O cadastro é obrigatório para todos os integrantes da ABADÁ-CAPOEIRA, é necessário estar cadastrado para participar de qualquer evento da associação, inclusive batizados. Todas as graduações devem se cadastrar, e as crianças podem ser cadastradas pelo responsável. Para se cadastrar visite o site Oficial da ABADÁ-CAPOEIRA CADASTRO DE PROJETOS __________________________________________________________________________________ Para todos aqueles que trabalham em projetos sociais (qualquer local onde as aulas são gratuitas para a comunidade), mandem seu cadastro para o email abadacapoeiracadastrobrasil@hotmail.com com urgência, pois nós iremos reunir todos os projetos em busca de parcerias e apoios. O objetivo é conseguir apoar a todos, e para isso precisamos que todos que desenvolvem este tipo de trabalho, mesmo os que ja possuem apoio(patrocínio), respondam o email. Por favor avisar o maior número de graduados, instrutores e professores que você conheça que dão aulas gratuitas para a comunidade. É muito importante para a ABADÁ-CAPOEIRA e para você, que esse cadastro seja respondido com urgência! Responda sempre abaixo das perguntas para facilitar nosso trabalho. Nome e apelido do responsável pelo projeto:Nome do projeto social: (caso seja mais de um projeto, envie um projeto por emal) Local do projeto? (Estado – Cidade – Bairro – Comunidade ou espaço) O projeto tem apoio? (se a resposta for sim escreva o nome dos patrocinadores) É remunerado? (responda apenas sim ou não) Quanto tempo funciona o projeto? (mesmo que antes de você outra pessoa já desse aula) Quantas pessoas (adultos ou crianças) aproximadamente já treinaram no projeto desde que ele existe? Quantas pessoas (adultos ou crianças) aproximadamente treinam no projeto por mês? Outras informações sobre o projeto: Divulguem, contamos com todos! Atenciosamente, Equipe ABADÁ-CAPOEIRA Email para Cadastro Agora para facilitar o contato da ABADÁ-Capoeira com seus integrantes foi criado um novo email. abadacapoeiracadastrobrasil@hotmail.com Através dele, os Graduados, Instrutores e Professores, poderão: - Receber informações; - Tirar dúvidas; - Fazer (ou atualizar) seu cadastro na ABADÁ-Capoeira; - Ter um meio de comunicação direto e confiável com a sede no Rio de Janeiro. Este email estará on line no MSN todas as Quartas-feiras, das 12:00 as 16:00, e sempre aberto para receber material dos integrantes da ABADÁ-Capoeira. Façam uso desta nova ferramenta para sempre melhorar a ABADÁ-Capoeira. CADASTRO DE SITES _______________________________________________________________________________________ Como solicitado pelo Mestre Camisa, venho por meio desta, pedir que todos que tenham home page – site, que se cadastrem. O cadastro esta sendo feito atraves do e-mail do Graduado Pescoço: pesco_abada@hotmail.com Enviar e-mail com: -Apelido: -home page: Apartir da presenta data, todos que forem criar uma homepage (site), deveram enviar em sua totalidade, as informacoes que desejam colocar (ao Graduado Pescoço).E as mesma serao analizadas por uma equipe, ja selecionada, e só após a liberacao pela mesma o site poderar estar on line.
Faz algum tempo que eu aprendo capoeira. Bom se for contar, realmente já vão aí uns 6 anos de idas e vindas. Parei para fazer 4 anos de faculdade,depois 2 anos de pós . E o que tem a vê o focinho com a tomada? Tudo meu amigo. Não o focinho, mas a capoeira e a faculdade. Quando entrei na faculdade, deixei de jogar por um tempo. Muitos trabalhos, estágios, provas,alem do que tenho que trabalhar 8 horas por dia para pagar as contas. Depois de aprender um pouco sobre educação comecei a olhar a capoeira com outros olhos. Quatro anos me fizeram diferente. Como o som do berimbau que no começo é agudo e depois fica macio, melancólico, melhor na ladainha da Angola, também fui mudando com o tempo.
No começo eu via a capoeira como um movimento que precisava de flexibilidade, ritmo e força (e haja força viu!). Com o passar do tempo, vi que a capoeira não era só um jeito de mexer com o corpo, mas uma forma de valorizar e respeitar as diferenças culturais e sociais, envolvidas pelas pessoas que a jogavam.
É na capoeira que há um resgate das nossas raízes, onde o que aprendemos fora da escola também é valorizado e onde nossas diferenças são reconhecidas. É reconhecendo e respeitando o direto de cada um que faz do ser humano diferente e especial, transformando a capoeira em uma cultura sócio-esportiva verdadeiramente inclusiva.
A cultura popular, da qual a capoeira faz parte, nunca foi valorizada na educação formal. Sempre foi retratada de forma folclorizada, abordada de forma superficial e caricaturada.
Qual a identidade do povo brasileiro? Qual a nossa raça? Quando eu era pequena, aprendi na escola que o povo brasileiro era formado pelo branco, pelo negro e pelo índio (coitados dos meus amiguinhos japas ou de mim mesmo que até aquela época não havia definição para minha cor – meu RG esta escrito cor branca, mas eu não sei muito bem disso não!!! (sempre achei que meu avo materno tinha um pé na cozinha). Aprendi que da mistura dessas três raças é que a identidade do povo brasileiro foi formada. E acabou.. Mas e a nossa identidade cultural, nosso RG? Muito se comenta hoje em herança dos povos, o branco da minha época virou elemento europeu, o negro virou africano (?) e o índio continua índio. Um dos elementos de formação cultural mais expressivo do povo brasileiro é a Capoeira.
O movimento da Capoeira representa 500 anos de tradição, um verdadeiro patrimônio cultural afro, instrumento de um povo que lutou pelo principal valor da humanidade: a liberdade.
As origens da capoeira estão ligadas a formação da nação brasileira. O batuque, a reza e o canto eram os meios encontrados para aliviar a asfixia da escravidão. No som dos atabaques continuava vivo o culto aos orixás e danças de onde nasceu a capoeira. A forma de resistência aos opressores era por meio da prática da arte, transmissão de cultura e melhora da auto-estima do escravo.
A capoeira é essa mistura de luta, dança arte marcial, cultura popular, música e brincadeira. É uma valiosa contribuição para o nosso RG cultural; é parte de nossa história e lembrança das lutas que marcaram o povo brasileiro. É uma das mais significativas contribuições dos africanos, negros, escravos e seus descendentes para a formação da nossa identidade. Nossa Constituição Federal garante o direito da Educação para todos, mas isso somente será uma verdade nas nossas escolas quando elas se especializarem em todos os alunos, e não apenas em alguns. Não é esquecendo que as diferenças existem que vamos mudar essa situação. É preciso ter escolas em que todos reconheçam as diferenças e necessidades.
A escola é o espaço de práticas como a capoeira como meio para a construção de novos conhecimentos. É um lugar onde a cooperação substitui a competição, onde as diferenças conversam entre si e encontram uma maneira de desenvolver ações inclusivas, que atraiam os alunos.
Mas são poucas escolas que tem esta visão da capoeira despida de preconceitos, pois as maiorias se afogam em burocracias, em diferenciar seus alunos como: inteligentes, hiper-ativos, deficientes, especiais, etc., e esquece a nossa constituição.
Parabéns para as instituições educacionais, que apóiam a capoeira e abrem seu espaço para todos, alunos e pais de alunos aprenderem capoeira, Merece o respeito da sociedade todos os diretores de instituições educacionais que sabem respeitar nossa constituição e com a visão de que a capoeira é o maior esporte de Inclusão social,que além de educar ,forma também novos Cidadãos com nossa verdadeira identidade cultural .
A importância deste titulo recebido pelo nosso Mestre, neste momento aponta um horizonte de oportunidades para ABADA CAPOEIRA, com possibilidades que ainda requerem muita batalha; mas batalhas possíveis e realizáveis. Por exemplo, uma escola profissionalizante ABADA CAPOEIRA, e até uma universidade ABADA CAPOEIRA por que não ??? A legislação nos faculta esta possibilidade.
Sabemos que ainda temos uma longa estrada á percorrer, mas que foi aberta pelo Mestre Camisa, graças á dedicação de uma vida pela capoeira, seu trabalho nos mostra o caminho de como podemos ocupar os espaços e nos inspira á buscar novos caminhos, que posteriormente se tornarão tão importantes, quanto seu trabalho hoje, na conquista dos direitos para os profissionais da capoeira. Nesse caminhar, temos que lembrar o trabalho do Ministro Gilberto Gil frente ao ministério da cultura, que abriu as portas da capoeira para a sociedade.
Na esteira destas lutas, a capoeira que de crime no primeiro código penal da república, capítulo XIII, ano 1890, se transformou em Património Imaterial da Cultura Brasileira em 2008. Ou seja, uma manifestação cultural que no passado foi execrada pela sociedade consegue se reinventar, resistir e se transformar, forçando o Estado ao reconhecimento de que a capoeira brasileira para o mundo é coisa feita por um povo que, para além da dor, sofrida no passado, consegue entender que tem direito a seu espaço. Hoje no Brasil temos dois doutores honoris causa pela capoeira. São eles Mestre João Pequeno aluno de Pastinha e Mestre Camisa, aluno de Mestre Bimba. O primeiro pela capoeira angola, título recebido em 2003, e o segundo pelo desenvolvimento de uma nova capoeira contemporânea mais adequada aos dias de hoje, mas sem perder á sua essência,
Hoje, o Estatuto da Igualdade Racial traz em seus artigos: 20”o governo protegendo a capoeira em todas a suas modalidades, como património imaterial,e de formação de nossa identidade cultural, Secção IV Do Esporte e Lazer Art. 21e 22, nos termos do artigo 216 e 217 (§1º e §2 º) da CONSTITUIÇÃO FEDERAL Está aí o estatuto abrindo caminhos para as matrizes culturais afro- brasileiras serem difundidas da melhor forma possível, ou seja, pelos ensinamentos dos mestres tradicionais. Assim, acho que o Estatuto é mais uma vitoria da luta de umas poucas pessoas, como Mestre Camisa, que vivem para a capoeira e em prol da capoeira, cujo objetivo é lutar para a capoeira ter um lugar de destaque no cenário histórico-cultural, desportivo e social da sociedade, para que seus profissionais sejam respeitados e valorizados perante a sociedade e no mercado de trabalho.
O melhor Mestre, não é aquele de mais saber, e sim aquele que com sua visão e humildade, consegue manter o respeito, a lealdade e a disciplina de seus alunos.